fbpx

FLAG: Porquê? “A Academia começou em Outubro e em Fevereiro já estava a trabalhar.”

O Alexander Sousa Fuentes rapidamente transitou de formando da FLAG, para Digital Performance Manager na Havas Media Group. Este é o testemunho de um formando alegre e entusiasta que terminou recentemente a Academia de Marketing Digital de Lisboa. 🙂

 

Porque decidiste candidatar-te à Academia de Marketing Digital?
AF: Porque não tinha nada para fazer às 2as, 4as e Sábados! Just kidding (or am I?). Na verdade, senti que as minhas áreas profissionais favoritas durante a minha licenciatura e o meu mestrado em gestão me desiludiram um pouco. Depois disso olhei para o meu CV nos olhos e disse-lhe “Não és tu… Sou eu”. Senti uma necessidade de mudar de vida. Em casa assisti a alguns Webinars sobre Marketing Digital e isso deixou o bichinho cá dentro. Comecei a procurar um curso com cabeça, tronco e membros, dado por profissionais da área e eis senão quando surgiu a FLAG!

 

Como descreverias a dinâmica desta formação?
AF: O que interessa destacar é que a FLAG não proporciona cursos exclusivamente teóricos, daqueles secantes em que apetece fugir todas as aulas para a praia. As partes teóricas dos módulos são completas e bem estruturadas. O forte da Academia, no entanto, é o teor prático da mesma. As aulas eram um mergulho constante no “ser Digital Marketeer”.

 

Qual a tua opinião sobre os formadores? Algum que queiras destacar?
AF: Os formadores são mesmo isso: Formadores! Não são professores “old school” com blazer castanho às riscas! (Nada contra este tipo de vestimenta).
São pessoas que têm uma experiência muito ampla do mercado em Portugal e no estrangeiro. Diria ‘a posteriori’ que este é talvez o ponto mais forte da Academia. Conhecer de maneira aprofundada o que é que faz um profissional do Marketing Digital no seu dia-a-dia.

Gostei de todos os formadores, mesmo de todos; e poderia ser politicamente correcto e ficar pelo “gostei de todos por igual” ou “aprendi muito com todos os formadores que tive” (o que é totalmente verdade). No entanto, tenho de destacar o Marco Gouveia com quem tive o módulo de SEO e Web Analytics. A maneira como nos cativou desde a primeira aula foi única. O conhecimento que demonstrou ter das temáticas que abordava nas aulas era extraordinário. Sinto um grande apreço pelo Marco. E isto não é para ficar bonito no “papel”, ele sabe que é verdade porque já tive a oportunidade de lhe dizer o quão importante foi nesta aventura!

 

A formação proporcionou-te novas oportunidades profissionais?
AF:
Não, nenhuma! Só prejuízo! Agora a sério…
A Academia começou em Outubro e já em Fevereiro estava a trabalhar na Havas Worldwide num estágio como Social Media Manager. Após a conclusão desse estágio estive dois meses “parado” e quando pensei que ia ter paz e sossego para concluir o meu projecto final de curso, apareceu uma oportunidade muito gira e desafiante na Havas Media Group que é a minha casa neste momento. Acho que isto responde bem à pergunta…
A verdade é que neste sector, em Portugal, a procura de bons profissionais é elevada e há sempre oportunidades ao nosso alcance.

 

Qual é o balanço final sobre a frequência deste curso?
AF: Risadas, conhecimento, amizades, caminho para um futuro melhor… E cervejas ao Sábado durante o almoço.

 

Qual o caminho que pretendes seguir na tua carreira profissional?
AF: Talvez esta seja a pergunta mais complicada de todas. Sou Feliz onde estou neste momento. Trabalhar numa entidade da dimensão do Havas Media Group é um orgulho. Também é um desafio constante. Sem desafios, paramos. Se paramos, perdemos.
A vida de agência é fascinante. E é mesmo essa a palavra certa na minha opinião. Não é fácil! É fascinante! Se vou continuar o resto da minha carreira no Digital a trabalhar numa agência? Não sei. Como todo gestor que se preze, devo responder: depende!
É preciso manter em mente que o bom do Digital é que há tanto por onde escolher que nunca se torna uma busca aborrecida e repetitiva.

 

Recomendarias a formação da FLAG a outras pessoas? Porquê?
Já o fiz várias vezes! De facto, acho que um amigo irá inscrever-se num curso em breve…
O meu período na Flag foi dos melhores da minha vida. Foram muitos momentos emocionantes, desafiantes e enriquecedores que senti naquele belo canto no Saldanha. As saudades dos colegas não ficam porque agora somos amigos. Se tivesse que concluir em grande, faria minhas as palavras do Jorge Jesus.. Depois da Academia “Melhor também estamos”.

 

Alexander Sousa Fuentes
Formando da Academia de Marketing Digital
https://pt.linkedin.com/in/blassousa