fbpx

Formadores FLAG, o que dizem… “A formação da FLAG dá as ferramentas necessárias para o mercado de trabalho”

O Benjamim Alves é formador de Programação na FLAG, e trabalha nesta área da programação há mais de 8 anos. Com o estatuto de Programador Senior na Active Media, é um grande especialista no desenvolvimento de websites em WordPress. 🙂

 

De que forma te tornaste formador na FLAG?
BA: Já há uns anos que andava a querer apostar na área da formação, mas por falta de tempo, ou até mesmo receio do que poderia “encontrar”, nunca arrisquei. Entretanto em conversa com o meu colega Jorge Oliveira, ele lá me incentivou. Candidatei-me e cá estou eu na FLAG.

 

Como é dar formação na FLAG?
BA: Dar formação na FLAG tem sido estimulante, compensador e desafiante.
Toda a envolvência e sinergias que existem entre formadores e formandos ajudam a atingirmos o nosso objectivo final – para nós formadores, a nossa passagem de conhecimento e para os formandos, verem a sua curva de aprendizagem crescente.

 

Quais são as tuas ocupações profissionais?
BA: Além de ser formador, sou Team Leader e Senior Developer na Active Media, onde tenho a responsabilidade de coordenar a equipa web nos mais diversos projetos, programar e formar/ajudar o pessoal mais novato na área.

 

De que forma descobriste que esta era a tua vocação profissional?
BA: Penso que foi no ambiente de trabalho. Sempre que algum colega me pedia ajuda, eu não só  resolvia o problema como também explicava o que tinha feito, e com o tempo ía notando que as questões eram cada vez menores, o que no meu entender significava que eles tinham ficado esclarecidos com as minhas explicações.

 

Qual o maior desafio que já enfrentaste durante uma ação de formação, e como foi superado?
BA: Penso que foi entrar numa sala de aula e ter formandos que tinham idade, talvez, para serem meus pais. Esta situação levou-me a ter de me moldar para adequar a formação, de modo a que eles conseguissem acompanhar o resto da turma.

 

Já alguma vez um formando se tornou teu colega de trabalho?
BA: Sim, recentemente um formando meu entrou para a Active Media com funções de Web-Developer júnior, e tem tido óitimos resultados. Isto demonstra a qualidade de formação que a FLAG tem.
Mas claro, nada disto poderá ser possível se o formando não estiver motivado e com vontade de aprender.

 

Sentes que já surgiram novas oportunidades profissionais pelo facto de seres formador na FLAG?
BA: Sim, pois o estando o nosso nome ligado a uma escola como a FLAG é fácil termos contactos externos.

 

Gostarias de deixar algum conselho a quem está a pensar enveredar ou otimizar a sua carreira na área de Programação?
BA: Que venham aprender a programar, não é tão dificil como parece ser. 🙂
É uma área ainda em expansão, com falta de profissionais, e a formação na FLAG sem dúvida que vos irá dar as ferramentas necessárias para o mercado de trabalho.

 

Benjamim Alves
Team Leader e Senior Developer @ Active Media
Formador de Programação na FLAG
https://pt.linkedin.com/in/benjamimalves