O AutoCAD 3D é orientado para a criação e gestão de projetos de qualquer área de arquitetura, engenharia, design, etc, e destaca-se pela excelente capacidade de modelação e representação tridimensional. O AutoCAD 3D, possui ainda, como principais características, a precisão, o rigor e a rapidez de execução e partilha de desenhos, tanto no ato da criação como na edição.
Este curso tem como objetivos:
Preparar os formandos para dar os primeiros passos no AutoCAD 3D, através da correta visualização dos modelos (vistas) e posições de desenho (planos). Expandir conhecimentos sobre esta ferramenta, para no final transportar os seus projetos para três dimensões e apresentá-los sob a forma de imagens fotorrealistas.
Informações Gerais
Destinatários
A formação em AutoCAD 3D foi desenvolvida para arquitetos, engenheiros, projetistas, designers e a todos os profissionais destas áreas que pretendam desenvolver maquetas virtuais com realismo.
Pré-Requisitos
Para participação no curso de AutoCAD 3D são necessários conhecimentos de AutoCAD 2D.
Metodologia
Formação Presencial ou Live Training (Formação Online Síncrona).
Programa
- Funções elementares
- Entidades de desenho tridimensional
- Planos de Trabalho/Sistemas de coordenadas (uCS)
- Conversão de entidades bidimensionais em objetos sólidos
- Criação de faces e superfícies (malhas)
- Criação de sólidos
- Transformação de geometrias tridimensionais
- Cortes e alçados
- Comandos de navegação
- Fotorrealismo
- Funções elementares
- Espaço 3D
- Conceitos de coordenadas 3D
- Modos de visualização 3D
- Janelas de visualização (viewports)
- Vistas 3D
- Criação e gestão de estilos visuais
- Comando orbit
- Entidades de desenho tridimensional
- Polilinhas 3D
- Helicóide (helix)
- Ferramentas auxiliares para uso tridimensional
- Planos de Trabalho/Sistemas de coordenadas (uCS)
- Aplicação das várias tipologias de sistemas de coordenadas
- Sistemas de coordenadas dinâmicos (DUCs)
- Conversão de entidades bidimensionais em objetos sólidos
- Comandos extrude revolve loft e sweep
- Criação de faces e superfícies (malhas)
- 3D face
- Ruled mesh
- Revolved mesh
- Tabulated mesh
- Edge mesh
- Filtros de seleção do sub-objeto (Vértices, arestas e faces)
- Criação de sólidos
- Criação de primitivas básicas (caixas, esferas, cones, cilindros, pirâmides)
- Modificação de sólidos
- Transformação de geometrias tridimensionais
- Union, subtraction e intersection
- Conversão de sólidos em meshes e vice-versa
- Suavização de geometria com smooth
- Cortes e alçados
- Obtenção de secções 2D e 3D a partir do 3D
- Fotografia Plana (Flatshot)
- Obtenção de alçados e plantas a partir de objetos 3D
- Comandos de navegação
- Visualização através de andamento e voo (Walk and Fly)
- Criação de uma câmara para obtenção de pontos de vista e alteração das propriedades da mesma
- Animações segundo caminhos definidos por linhas (Motion Path animations)
- Fotorrealismo
- Criação e aplicação de diversos materiais a objetos
- Utilização dos diversos tipos de luzes no ambiente do modelo
- Criação de imagens fotorrealistas com inclusão de imagens de fundo
- Construção de um edifício com posterior aplicação de renderização de forma a obter imagens fotorrealistas