Intro

A Academia Cybersecurity está desenhado para desenvolver competências técnicas avançadas em cibersegurança, ao formar e certificar os formandos numa das áreas mais críticas e maior crescimento a nível mundial.

Com uma abordagem imersiva e uma forte componente prática nos principais domínios de ataque e defesa em cibersegurança, o programa desta academia de formação é constituído por vários módulos que vão explorar diferentes especializações e verticalidades da área da segurança informática aplicadas à realidade do mercado profissional.

Os formandos vão poder consolidar as principais frameworks de segurança informática e evoluírem passo a passo aplicando diferentes técnicas avançadas e abordagens tais como: Ethical hacking, testes de penetração e vulnerabilidade, análise e auditoria da conformidade dos sistemas de informação, entre muitos outros desafios.

Através de laboratórios hands-on e outros desafios práticos, os formandos vão poder adquirir as principais competências críticas que as organizações procuram na atualidade e poderem assim integrar equipas e projetos de cibersegurança.

 

:: Constituído por módulos de formação, integrados numa ótica de sessões mistas de teoria e prática. Cada módulo é constituído por um período de formação síncrono e acompanhamento permanente e personalizado por parte de um formador.

:: Serão elaborados exercícios e simulações de situações práticas garantindo uma aprendizagem mais eficaz.

:: Os conteúdos ministrados durante a academia foram desenvolvidos pela Rumos, em consulta a Organizações parceiras, e são devidamente acompanhados por material didático, distribuídos aos participantes.

:: Existem ainda, ao longo da Academia, momentos de autoestudo onde serão facultados guiões, ou materiais, que servirão como um roteiro valioso durante a jornada individual de aprendizagem do formando.

 

COMPOSIÇÃO

:: 16 Ações de Formação TI

:: 1 Seminário Técnico

:: 3 Ações de Preparação para Exame

:: 4 Exames de Certificação

:: 1 CTF

:: 1 Hands-on-Labs

:: 3 Momentos de auto-estudo

 

QUE CERTIFICAÇÕES VOU OBTER?

:: CEH: Certified Ethical Hacking – Practical

:: CompTIA Cybersecurity Analyst (CySA+)

:: ISO/IEC 27001

:: Certificação Rumos Expert (CRE): CyberSecurity Engineer

 

EXAMES DE CERTIFICAÇÃO

:: 3 exames de certificação

:: Os exames de certificação deverão ser realizados no final dos respetivos módulos de formação

:: As datas são sugeridas pela Rumos, no entanto, a marcação é feita pelo formando no momento em que se sentir preparado para tal

:: A marcação deve ser efetuada com 10 dias úteis de antecedência à data pretendida

:: Os exames têm de ser realizados até 6 meses após a data de fim da formação

:: Modalidades dos exames:
– Exame para certificação CompTIA Cybersecurity Analyst+: poderá optar por realizar em presencial ou remotamente
– Exame para certificação Information Security Foundation based on ISO IEC 27001 (EXIN): apenas disponível em remoto
– Exame para certificação CEH: na Academia está incluído o exame na modalidade presencial. Caso optes pela modalidade remota terá um custo adicional de 75€ + IVA (Isenção do valor do IVA a particulares)

 

CERTIFICAÇÃO RUMOS

Baseada em casos práticos da vida real dos profissionais, esta certificação permite demonstrar a detenção de conhecimentos e competências autênticos. Para isso, o formando é sujeito à realização de um projeto que é espelho das tarefas realizadas pelos profissionais no seu dia-a-dia. O formando é presente a um exame prático sobre as matérias lecionadas e com avaliação presencial. Após avaliação positiva, este obterá um Certificado Rumos que atesta as competências na respetiva área.

 

 

Ao concluíres com aproveitamento esta formação, receberás um badge digital para partilhares com a tua rede profissional online.

Sabe mais sobre os badges digitais aqui.

Objetivo

A Academia Cyber Security tem como objetivos:

:: Preparar profissionais de cibersegurança capazes de dominar as principais ferramentas, técnicas de análise e de conformidade na segurança dos sistemas de informação.

:: Dotar os formandos com conhecimentos de implementação de soluções de monitorização, análise e prevenção de intrusões. Lidar com sistemas críticos e criar planos de resposta a incidentes e recuperação de desastres. Desenvolver competências na resposta a novas ameaças. Realizar análises de vulnerabilidades e testes de intrusão. Compreender e dominar as estratégias de ataque e defesa de diferentes ângulos ao imitar as estratégias de ataque de hackers maliciosos.

:: Desenvolver e capacitar os formandos com conhecimentos sólidos nas principais práticas de codificação em testes de segurança e integração contínua para o desenvolvimento de software. Configuração e proteção de redes Wi-Fi com técnicas robustas e seguras. Implementação de medidas de segurança eficazes em ambientes Cloud. Utilizar ferramentas avançadas em testes de penetração ofensiva. Utilizar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas à cibersegurança.

:: Compreender Sistemas de Informação e Gestão de Eventos de Segurança (SIEM) e Resposta Orquestrada a Ameaças e Automatizada (SOAR). Capacitar os participantes para a análise de ameaças e vulnerabilidades em redes e sistemas e na defesa proativa da segurança de uma organização.

:: Desenvolver competências na implementação de frameworks internacionais e das principais normas de conformidade para segurança de informação: DevSecOps, Normas ISO/IEC 27001/27002, Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), Digital Operational Resilience Act – DORA, Network and Information Security Directive 2 – NIS2 e Cyber Resilience Act (CRA).

:: Criar oportunidades de networking para os formandos construírem uma rede de contatos estratégica com outros formandos e profissionais especialistas em cibersegurança, fomentando colaborações futuras e oportunidades de carreira.

:: Certificar as competências técnicas adquiridas através da obtenção de certificações internacionais.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

:: Especialista de Cibersegurança

:: Consultor de Cibersegurança

::  Administrador de Segurança Informática

:: Penetration & Vulnerability Tester

:: Analista de Cibersegurança

:: Cyber Security Engineer

:: Auditor de Segurança da Informação

:: Chief Information Security Officer (CISO)

 

ESTÁGIO

Esta academia inclui a possibilidade de estágio após a conclusão da formação, mediante a realização dos exames de Certificação com aproveitamento.

 

Pré-Requisitos

Para frequentares a Academia Cybersecurity, deverás ter conhecimentos de Inglês técnico (é aconselhável que o formando seja capaz de compreender manuais técnicos na língua inglesa) e conhecimentos técnicos em redes e sistemas ao nível dos conhecimentos que se adquirem no Academia Técnico de Informática.

A academia não apresenta quaisquer pré-requisitos a nível de habilitações académicas ou experiência profissional.

Programa

  • Cybersecurity Framework
  • Autoestudo dedicado a Fundamentos de PowerShell e Scripting
  • Systems Hardening
  • Noções básicas de direito + Lei do Cibercrime
  • Autoestudo dedicado a Linux for Ethical Hackers
  • Ethical Hacking and Penetration Testing
  • Practical Ethical Hacking – CEH
  • Hand-on-Labs: SIEM and SOAR
  • APE: Ação de Preparação para Exame CompTIA CySA+
  • Capture the Flag – CTF
  • AI in Cybersecurity
  • DevSecOps Foundation
  • Information Security Management ISO/IEC 27001/27002

Destinatários

A Academia Cyber Security destina-se a todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos de redes e sistemas com especialização em cibersegurança.