Bio

Ricardo Luiz é um Product Person com quase duas décadas de experiência na área de SaaS B2B. Formado em Ciências Neuro-Cognitivas, iniciou a sua carreira em Human-Computer Interaction (HCI) numa empresa de realidade aumentada. Apaixonado por padrões e análises, fez também uma Pós-Graduação em Business Intelligence.

Nos últimos anos, ajudou organizações e equipas a perceber porque é que os bons produtos e os melhores resultados só são alcançados quando as empresas compreendem verdadeiramente os seus clientes e o mercado em que estão inseridos. Por gostar de ajudar pessoas e equipas a crescer, o Ricardo tem vindo a assumir cargos de liderança e de gestão, ouvindo também as dores e as necessidades dos clientes, envolvendo-os nas soluções que apresenta. O Ricardo acredita que trabalhar em conjunto com negócios, design e desenvolvimento é a chave para alcançar os melhores resultados.

O Ricardo é um membro muito ativo das comunidades de UX e Product Manager na Europa e possui algumas certificações como o Norman Nielsen UX (grupo NN), várias certificações de Design de Produto pela Interaction Design Foundation e recentemente concluiu os cursos de Design Thinking Practitioner e Co-Creator da IBM. O Ricardo dá palestras sobre Produto e UX e é formador nas áreas de Design Sprints, Priorização, Pesquisa e Descoberta de Produto e Teste de Usabilidade.