Intro
Paradoxalmente ao aumento de poder detido pelas empresas e consequente exigência exercida sobre estas, o fosso entre a percepção que a liderança das empresas e o consumidor têm sobre temas como transparência e propósito, nunca foi tão grande.
Se a estes fatores adicionarmos a urgência da comunicação da sustentabilidade, temos uma tempestade comunicacional perfeita, onde todas as empresas comunicam um mesmo posicionamento, a posse das mesmas virtudes e as mesmas declarações de intenções.
Conseguir dar resposta às expetativas de consumidores e demais stakeholders, conciliando atratividade com transparência, ou promoção de boas práticas com diferenciação, são desafios que facilmente podem levar a que se caia no erro e/ou tentação do Greenwashing e do Socialwashing.
Reconhecer más e boas práticas, possuir ferramentas de alerta e estratégias para evitar o Greenwashing e o Socialwashing são essenciais para a manutenção do capital reputacional e por consequência da relação com os consumidores e outros stakeholders.
Temas abordados
:: O que é Greenwashing?
:: O que é Socialwashing?
:: A perspetiva dos Stakeholders
:: Modelo preventivo de Greenwashing and Socialwashing
:: Guia prático: Red Flags Alert, Impacto, Comunicação
:: Desafios práticos: Produto e comunicação
:: Construção de comunicação de produto
:: Construção de comunicação corporativa
Objetivo
No final da formação, cada participante será capaz de dar resposta às questões:
:: O que é Greenwashing?
:: O que é Socialwashing?
:: Quais os riscos associados?
:: Quais as perspetivas dos meus principais stakeholders?
:: Quem são os novos líderes de opinião do mundo digital?
:: Quais os principais indicadores de que estou a correr riscos desnecessários?
:: Como ter uma comunicação atrativa e diferenciadora correspondendo às exigências de transparência e ao compromisso ético que quero para a minha empresa?
:: Definir uma check list com os principais fatores e pontos de risco associados ao Greenwashing e ao Socialwashing.
:: Construir comunicação de produto e uma campanha de comunicação corporativa Greenwashing and Socialwashing Free
Metodologia
A formação terá um tempo total de aprendizagem para o participante de 4 horas. Será iniciado com um conjunto de vídeos, onde cada participante terá oportunidade de aceder aos conteúdos acima descritos. Será depois disponibilizado um conjunto de vídeos curtos (5 -10 minutos cada) que explicará os objetivos e cada um dos passos a realizar para a construção do exercício final (construção de campanha produto e reputacional). Em paralelo, os participantes serão convidados a realizarem um conjunto de exercícios práticos que serão fundamentais para a apreensão de conceitos e para a aplicação prática dos mesmos nas realidades profissionais de cada um.
Haverá ainda 2 momentos de interação com o formador, de 1h00-1h30 cada, para dúvidas, análise de resultados, partilha de experiências em grupo e construção de plano de ação. Os participantes poderão enviar questões antes da sessão live, para serem discutidas em grupo.
Formador
Este curso será ministrado por Ricardo António.
Com duas décadas de experiência profissional e académica em estratégias de sustentabilidade, responsabilidade social empresarial, inovação social e projetos de impacto, Ricardo António criou e executou projetos para algumas das mais prestigiadas empresas de vários sectores que operam no mercado nacional. Tendo iniciado o seu percurso profissional na publicidade, marketing e comunicação, evoluiu para uma especialização crescente na área da sustentabilidade e responsabilidade empresarial.
Foi fundador da empresa Ethical – Projetos de Responsabilidade Social, que ainda hoje é a sua “casa” profissional.
Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, no programa conjunto de Doutoramento da Universidade de Lisboa, da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade Nova e da Universidade de East Anglia e um Mestrado em Responsabilidade Social Empresarial, Contabilidade e Auditoria Social, da Universidade de Barcelona – CIES, continua apaixonado pelo processo de procura e partilha de conhecimentos, mantendo a convicção no seu objetivo de deixar o mundo um pouco melhor do que quando o encontrou.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos.
Programa
- Capacitação para temas Socialwashing e Greenwashing
- Conhecimento e prática de indicadores de Socialwashing e Greenwashing
- Ação e exploração da check list de Greenwashing e Socialwashing
- Co-construção de comunicação de produto e corporativa
Destinatários
Este curso destina-se a todos aqueles que pretendam dar resposta às expetativas de consumidores e demais stakeholders, conciliando atratividade com transparência, ou promoção de boas práticas com diferenciação, sem cair no erro e/ou tentação do Greenwashing e do Socialwashing.
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