Intro

Inovar tanto no negócio como no uso da tecnologia é um claro imperativo para que as organizações vinguem no mercado atual.

Os Analistas Funcionais têm um papel fundamental na procura por soluções tecnológicas que melhorem os processos e sistemas de informação das organizações, por forma a que estes respondam da melhor maneira possível às necessidades dos clientes, tanto internos como externos. O seu foco centra-se no cliente e, aliado à tecnologia, atuam sobretudo como elo entre os clientes e a equipa técnica.

Entre as suas principais responsabilidade incluem-se a identificação e documentação das necessidades de negócio dos clientes para posterior desenvolvimento de sistemas, a identificação de falhas e oportunidades de melhoria dos processos, e o levantamento de requisitos e de especificações funcionais.

O Percurso Analista Funcional aborda todos os conceitos necessários para que um profissional possa desempenhar esta função com sucesso. Para isso, iremos dotar os formandos com as competências técnicas (de modelação de processos, análise de dados, análise de negócio e gestão de requisitos, desenvolvimento de processos de testes e quality assurance) e comportamentais (gestão dos stakeholders) que lhes permitirão o bom desempenho da função em organizações cada vez mais ágeis. 

Ao longo do Percurso Analista Funcional , os formandos serão expostos e irão trabalhar com várias ferramentas e técnicas úteis para uma melhor e mais adequada análise funcional.

No final do Percurso Analista Funcional , os formandos terão ainda abordado os tópicos necessários para fazerem o exame e alcançarem a certificação EXIN BCS Foundation Certificate in Business Analysis. O exame de certificação é feito via remoto.

Percurso Analista Funcional

Ao concluíres com aproveitamento esta formação, receberás um badge digital para partilhares com a tua rede profissional online.

Sabe mais sobre os badges digitais aqui.

Objetivo

O Percurso Analista Funcional tem como objetivos:

:: Oferecer uma formação teórico-prática avançada, sólida, especializada e atualizada, que prepare os formandos para uma carreira de sucesso na área da análise funcional, seguindo as boas práticas definidas a nível internacional pela EXIN®;

:: Complementar os conceitos fundamentais em Análise Funcional com as competências necessárias a um bom Analista Funcional;

:: Dotar os formandos com o know-how técnico de ferramentas utilizadas em Análise Funcional;

:: Potenciar a produtividade, o reconhecimento profissional e a empregabilidade dos formandos nesta área, através de certificações reconhecidas internacionalmente;

Pré-Requisitos

O Percurso Analista Funcional não apresenta pré-requisitos além de conhecimentos de informática na ótica do utilizador e conhecimentos de Inglês.

Programa

  • Modelação e aplicações de processos (14h)
  • Introduction to Python – e-Learning
  • Análise e modelação de dados (21h)
  • Metodologias e Princípios Ágeis em Gestão de Projetos (21h)
  • Requisitos e análise funcional (35h)
  • Gestão de Stakeholders (14h)
  • Testes funcionais e de aceitação (10,5h)
  • Ação de preparação para Exame (APE) – EXIN BCS Foundation Certificate in Business Analysis (3,5h)

Destinatários

O Percurso Analista Funcional foi elaborado para profissionais com pouca ou nenhuma experiência em Análise Funcional, que queiram desenvolver uma carreira nesta área.

Data / Local

  • 22 Mar 2023 até 24 Jul 2023

    2ª, 4ª e 6ª, das 18h45 às 22h15

    Live-Training

    2450€

    Mensalidades

    Isento de IVA ao abrigo do nº10 do artº9 do CIVA. Não residentes no território nacional, terão de efectuar um pagamento de 50% do valor total da propina no momento da inscrição.

    Taxa de Inscrição: 245€
    Estou Interessado