Bio
Com mais de uma década a construir, desafiar e reinventar produtos digitais, Ricardo Fernandes tem estado na linha da frente do desenvolvimento ágil, gestão de programas e inovação com IA, passando pelos EUA, Países Baixos e Portugal. Deixou a sua marca na Jumia, the Amazon of Africa, Mercedes-Benz, Troostwijk Auctions, TravelBird e SnappCar, liderando transformações digitais, escalando produtos e hackeando estratégias de crescimento como um verdadeiro ground-breaker.
Meio tech geek, meio estratega de negócios, Ricardo combina estratégia de IT, metodologias SAFe & SCRUM e Product Ownership com uma mentalidade orientada por dados. É também um mestre do growth hacking, dominando SEO, SEM, email marketing, redes sociais e marketing B2B para ajudar marcas a crescerem rápido e de forma inteligente.
Fora do mundo da IA e dos produtos digitais, a sua paixão passa por carros clássicos, tendências tecnológicas, blockchain e inovação robótica —porque ficar parado nunca é opção.
Como instrutor, está aqui para dar superpoderes de IA aos gestores de produto, garantindo que não apenas sobrevivem, mas que dominam neste mundo tecnológico em constante evolução.