Intro

A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma coordenada central no presente e no futuro da comunicação. E a produção de conteúdos não é, naturalmente, imune a esta revolução.

Neste quadro, os criadores de conteúdo são chamados a responder, desde já, a um conjunto amplo de desafios. Antes mesmo de se debruçarem sobre as potencialidades destas novas ferramentas, é fulcral equacionarem uma questão decisiva: o futuro do content marketing será inteligente ou artificial?

Afinal, o recurso a estes assistentes será incontornável, atendendo ao significativo impacto que terão na produtividade das equipas de produção de conteúdos. Mas como garantir que a sua utilização não prejudica o caráter orgânico e original do output?

No Bootcamp de IA aplicada a Content Marketing, terás a oportunidade de analisar e discutir estes conceitos emergentes — e cada vez mais presentes — no universo do content marketing. Além disso, vais explorar as principais plataformas de IA generativa utilizadas nesta área, mantendo o foco na indiscutível importância de uma abordagem ética, criativa e inteligente a estas ferramentas.

Com uma forte componente prática, haverá espaço para compreenderes o papel que a IA poderá desempenhar nas múltiplas fases da produção de conteúdos: da planificação e calendarização à avaliação do desempenho, passando pelo processamento de informação, pelo processo de escrita ou pela otimização dos artigos, cumprindo as normas de SEO.

Este curso será ministrado por Blandina Costa (Diretora-geral da Webtexto e Content Marketing Specialist) e Luís Eusébio (Produtor de Conteúdo na Webtexto).

Objetivo

Neste Bootcamp de IA aplicada a Content Marketing irás conhecer as principais inovações, impulsionadas pelos modelos de linguagem natural, na área do content marketing.

Analisando as potencialidades desta tecnologia disruptiva, terás a oportunidade de explorar as possíveis aplicações destes assistentes na criação de conteúdos, reforçando o valor inegociável da criatividade humana neste processo.

Sem prescindir da credibilidade, da fiabilidade e da originalidade, vais então aprender a utilizar eficazmente algumas das principais plataformas de IA generativa, como: ChatGPT, Co-Pilot, Gemini e Perplexity.

Por fim, terás a oportunidade de criar um guia completo de prompts, especificamente desenhados para as necessidades da produção de conteúdos. Poderás, portanto, testá-los em diversas plataformas de genAI e avaliar como poderás integrá-los nas rotinas diárias de trabalho, de modo que as tornes mais eficazes e criativas.

 

Ao concluíres com aproveitamento esta formação, receberás um Certificado de Formação (acreditado pela DGERT) e um badge digital (da Credly) para partilhares com a tua rede profissional online.

Sabe mais sobre os nossos badges digitais aqui.

 

Pré-Requisitos

Para frequentares o Bootcamp de IA aplicada a Content Marketing deverás ter conhecimentos informáticos na ótica do utilizador e interesse pela área do content marketing.

Programa

  • Os pilares e os principais modelos de IA
  • A IA como co-piloto
  • Guia prático de utilização das ferramentas de IA no processo de produção de conteúdos
  • Testar, implementar, avaliar, repetir

Destinatários

O Bootcamp de IA aplicada a Content Marketing destina-se a estudantes e profissionais com interesse na produção de conteúdos escritos no meio digital.

Data / Local

  • 27 Jan 2025 até 03 Fev 2025

    Lisboa

    2ª, 4ª e 6ª, das 09h30 às 12h30

    PresencialLive-Training

    425€400€

    Isento de IVA ao abrigo do nº10 do artº9 do CIVA. Não residentes no território nacional, terão de efetuar um pagamento de 50% do valor total da propina no momento da inscrição.

    Desconto de Early Bird de 25€ válido para inscrições formalizadas até 27.dez.

    Taxa de Inscrição: 37€
    Estou Interessado