FLAGwhy? “A abordagem prática, aliada à qualidade pedagógica dos formadores foi decisiva na nossa escolha”

Num contexto em que a Inteligência Artificial assume um papel cada vez mais relevante nas organizações, a Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) escolheu a FLAG para desenvolver uma formação à medida. O Bootcamp de IA aplicada ao Marketing e Comunicação teve como objetivo capacitar os colaboradores para responder de forma mais ágil às exigências da comunicação digital, aumentar a eficiência de processos e reforçar a qualidade dos conteúdos produzidos.

Rita Bernardo, Diretora de Comunicação e Formação da OERS, explica as razões que estiveram na base desta escolha:

“A FLAG apresenta uma oferta formativa altamente especializada, atualizada e alinhada com os desafios concretos da área em concreto que estávamos à procura. A abordagem prática, aliada à qualidade pedagógica dos formadores, e à credibilidade enquanto empresa de formação foi decisiva na nossa escolha.”

Desde o início, o projeto foi conduzido em estreita colaboração entre a OERS, a equipa de B2B Sales e a formadora responsável, garantindo um alinhamento total com a realidade da organização. A estrutura e os conteúdos foram ajustados à especificidade da Ordem dos Engenheiros – Região Sul, tendo em conta a diversidade de perfis dos participantes e as suas funções na equipa.

Ânia Garcia, Head of B2B Sales da FLAG, destaca “a confiança demonstrada pelo cliente e a célere aceitação das sugestões pedagógicas, tanto no formato como no conteúdo”.

A condução da formação ficou a cargo de Margo Pinto, que estruturou o Bootcamp para responder de forma prática e direta aos desafios da equipa de comunicação da Ordem dos Engenheiros.

“Cada módulo trouxe exemplos próximos da OE e momentos de aplicação imediata: desde a criação de ideias para redes sociais até ao planeamento estratégico de campanhas. A estrutura foi sempre pensada para que cada conceito teórico viesse acompanhado de um exercício prático adaptado à realidade do dia a dia da equipa.”

A componente prática foi, aliás, um dos aspetos mais valorizados pelos participantes. Rita Bernardo destaca “a aplicabilidade imediata dos conteúdos, a experiência e domínio técnico da formadora Margo, bem como a capacidade de contextualização para a realidade institucional da Ordem dos Engenheiros”.

O impacto da formação fez-se sentir de forma imediata. “A formação permitiu melhorar a eficiência de alguns processos, a qualidade dos conteúdos produzidos e a capacidade de resposta da equipa às exigências da comunicação digital, com reflexos diretos na produtividade”, reforça Rita Bernardo.

A experiência consolidou a confiança da OERS na FLAG, como conclui Rita Bernardo:

“A minha experiência nesta formação comprovou a qualidade, o foco na inovação e na capacidade de adaptar a formação às necessidades específicas da nossa organização.”

Na FLAG, cada projeto é pensado à medida. Porque a formação certa não só acrescenta competências — transforma equipas.