fbpx

Bolsas Zona II | Candidaturas Abertas

O Clube da Criatividade de Portugal (CCP) acaba de lançar a quarta edição do Zona II, um programa que disponibiliza bolsas de estudo em vários cursos, com o apoio de escolas criativas. Este ano oferece 17 bolsas de estudo, e a FLAG irá disponibilizar dois Free Passes de Formação, válidos por 24 meses, para que os alunos possam frequentar todos os cursos que desejarem durante este período (esta oferta exclui os cursos dos parceiros da FLAG, Pós-Graduações e Fast-Track MBAs).

O Zona II é um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português. Uma ideia de dois sócios CCP – Maria Goucha e Wil Carvalho (alumni FLAG) – para incentivar a inclusão e a diversidade no setor da criatividade e divulgar as profissões ligadas ao design e à publicidade junto dos alunos das escolas secundárias da periferia.

O programa pretende aproximar e trazer novas visões, talentos, referências e insights oriundos das periferias e de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas.

 

Candidaturas

As candidaturas para as bolsas disponíveis são gratuitas e estão a decorrer até ao dia 22 de março de 2024. Os candidatos têm que submeter uma inscrição através do formulário de candidatura, com alguns critérios de elegibilidade, nomeadamente o envio de uma carta de apresentação onde devem explicar porque acham que merecem este apoio e a motivação para estudar e trabalhar na área à qual se candidatam. É também pedido o envio de um trabalho/peça criativa que tenham executado, de texto, imagem ou som.

São elegíveis candidatos de todas as idades, sendo obrigatório ter o 12º ano de escolaridade concluído na fase de matrícula nos cursos para o qual ganharam a bolsa. Podem candidatar-se alunos finalistas do ano letivo de 2023/2024.

 

Seleção dos candidatos vencedores

Todas as cartas de apresentação e respostas criativas são analisadas por um júri composto por quatro elementos CCP e um elemento da escola à qual o aluno se candidata. A partir de todas as candidaturas válidas, o júri elege uma shortlist para passar à fase seguinte. A entrevista é o fator decisivo para encontrar o vencedor.

A revelação pública dos vencedores das bolsas de estudo terá lugar na Gala do 26º Festival CCP, no dia 24 de maio, em Lisboa. Será enviado previamente o convite aos bolseiros, que subirão ao palco para receber o Voucher Bolsa pela mão do representante da entidade escolar.

 

Calendário 

Abertura de candidaturas – 17 de janeiro

Fecho candidaturas – 22 de março

Anúncio aos candidatos vencedores das Bolsas Zona II – 19 abril

Anúncio público dos vencedores – 24 de maio na Gala CCP

Nota: Após avaliação dos inscritos por parte do júri, pode acontecer não haver candidaturas à altura para a oferta das bolsas.

 

Bolsas Zona II 2024/2025

As candidaturas para as bolsas realizam-se através da página Zona II no site do Clube, até 22 de março de 2024.

O Regulamento já está disponível para consulta.