Obtenha as últimas notícias sobre a nossa resposta ao Covid-19 e as nossa políticas de cancelamento. Saiba mais

#FLAGvox | “FLAG lança e-book gratuito sobre novas profissões digitais”

Ricardo Costa, UX Designer na Critical Techworks e formador FLAG, autor do e-book, explica ao Jornal Económico o que faz o UI/UX Designer e onde estão as oportunidades de trabalho para os profissionais com esta especialidade.

O que faz o UX designer e o UI designer? A empresa FLAG colocou no mercado um e-book gratuito para todos os que querem saber. A empresa tinha anteriormente lançado um e-book sobre as Tendências do Marketing para 2021. Ricardo Costa, UX Designer na Critical Techworks e formador FLAG, fala-nos do UX/UI Design, uma área em constante evolução.

As áreas de User Interface e User Experience design têm ganho cada vez mais notoriedade mas, o que significa, na verdade, cada uma delas? Estão interligadas?

De uma forma muito genérica, UI (em português, interface do utilizador) design concentra-se na aparência do produto e na interação, enquanto que o UX (em português, experiência do utilizador) design foca-se mais no percurso que o utilizador realiza e nas emoções que sente ao longo da sua experiência com o produto. Costumo utilizar o exemplo da Ponte D. Luís no Porto, em que a estrutura da ponte, os seus parafusos, as vigas, a estrada são a interface (UI), enquanto que atravessar a ponte, a sensação do vento ou a vista, são a emoção que a experiência (UX) nos proporciona. Se está a começar na área, é importante compreender que UI e UX estão sempre ligados num produto digital e não existe um produto digital apenas com um destes conceitos. Vale a pena salientar que estes dois campos são bastante amplos e estão em constante evolução.

E o UI Design, o que é?

User Interface Design é o processo de criação de interfaces digitais funcionais, focado na aparência ou estilo, que vai permitir ao utilizador navegar de forma intuitiva durante a sua jornada, para cumprir o seu objetivo.

Na prática, o que faz um UI Designer?

O UI Designer desenha o layout que irá comunicar visualmente a experiência que o utilizador vai ter para realizar as suas tarefas. Cria a tipografia, ícones, esquema de cores e outros elementos interativos que vão solucionar diretamente os problemas de interação no produto. É essencial que o UI Designer garanta que o utilizador consegue interagir com o produto de uma forma intuitiva e eficiente sem nenhuma distração, focando-se na consistência de elementos e comportamentos e na clareza e valor do conteúdo. É importante salientar também que UI e UX não trabalham apenas no que é visual. As Interfaces de Voz (VUI) têm sido também um campo em forte evolução, onde o UI e UX Designer pode também trabalhar na criação dos fluxos e interfaces de voz, como por exemplo os assistentes virtuais Alexa, Siri, OK Google.

Falemos da UX Design. No que consiste?

User Experience Design foca-se em projetar a relação de um utilizador à medida que ele executa um determinado conjunto de tarefas, que influenciam a compreensão de um produto/serviço como um todo. Quando não existe preocupação com a experiência de um produto, é comum acontecerem algumas situações em que o utilizador sente que a aplicação é muito difícil de utilizar, como por exemplo, não conseguir finalizar um pagamento numa loja online, acabando por causar alguma frustração.

O que faz um UX Designer?

O UX Designer deve preocupar-se sempre com os utilizadores que vão usar o produto, logo é importante pesquisar mais sobre a audiência e quais as suas necessidades. Deve ser um solucionador de problemas, ter boa comunicação e persuasão uma vez que estará muito em contacto com os utilizadores e business stakeholders para apresentar os seus designs. Ser apaixonado por design também é essencial, bem como ter um bom senso de conhecimento de modelos mentais e capacidade de traduzi-los em interfaces de utilizador com as quais estes se possam relacionar facilmente. Com efeito, a atenção ao detalhe desde o processo de pesquisa até às mockups é outro aspeto muito importante no trabalho de um UX Designer.

Há muitas empresas a recrutar nesta área?

A área tem vindo a crescer e a procura é cada vez maior. As grandes empresas com espírito disruptivo e inovador estão à frente do mercado por um motivo: elas estão sempre à procura de novas e melhores formas de conquistar os seus utilizadores e clientes. E uma das melhores formas é colocar o utilizador no centro do seu processo, preocupando-se com as necessidades dele. Desta forma, estas empresas munem-se dos melhores profissionais de UI e UX que possam garantir a melhor qualidade na criação destes produtos para os seus clientes. O sucesso destas empresas tem vindo a funcionar como modelo para que outras empresas olhem para o profissional de UI e UX como um investimento que trará melhor eficiência aos seus produtos e satisfação aos clientes.

Onde é que uma pessoa com competências nesta área pode trabalhar?

A pandemia trouxe um novo paradigma à forma como trabalhamos, tornando o trabalho remoto uma realidade, potencializando as oportunidades nesta área. Podemos estar a viver em Portugal e trabalhar para uma empresa que tenha sede noutro país. Esta nova forma de trabalhar acelerou a transformação digital de muitas empresas, criando ainda mais espaço para UI e UX Designers. Uma pessoa com competências nestas áreas pode trabalhar no setor de IT de empresas de desenvolvimento de softwares, startups, consultorias, entre outras que desenvolvam produtos digitais. Pode também trabalhar em agências que tenham departamentos com produtos digitais e web. Remotamente, como mencionei anteriormente e também como freelancer.

Para terminar, ao examinar todos os aspetos do seu produto/serviço de forma aberta e honesta, irá obter uma ideia muito melhor de como é a experiência do utilizador atual, mas também terá a análise do que pode ser capaz de fazer para melhorar a experiência do utilizador. Partilho algumas questões: Como poderia fazer o seu utilizador sentir-se melhor ao usar o seu produto/serviço? O que poderia fazer para tornar isso mais fácil ou simples para o utilizador? Como poderia aumentar a utilidade do seu produto/serviço para o utilizador? O que poderia fazer para tornar os resultados da experiência do utilizador mais impactantes e agregar mais valor para eles?

Entrevista em: Jornal Económico.

Acede gratuitamente ao eBook FLAG | UX/UI Design:

FLAG_ebook_uxui