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#FLAGvox | 5 Tendências em Comunicação e Marketing que exigem investimento em formação em 2024

Com o início de um novo ano, é hora de refletir sobre as tendências que moldarão o cenário da comunicação e marketing durante os próximos meses, e de olhar para as necessidades de formação das nossas equipas, de forma a prepará-las para os desafios que se avizinham.

Com base na evolução do mercado e das áreas da comunicação, digital e marketing, seguem as cinco tendências que do ponto de vista da FLAG são as que consideramos cruciais para que todos os profissionais desta área alcancem o sucesso em 2024.

1. Inteligência Artificial (IA) – Mais do que uma Tendência, uma Necessidade

A Inteligência Artificial (IA) é essencial no marketing contemporâneo, indo além de uma simples tendência para se tornar uma necessidade crítica em 2024. Profissionais de marketing precisam não apenas de compreender, mas também de aplicar estrategicamente a IA, destacando assim a importância de formações especializadas nesta área. Estas formações capacitam os profissionais a impulsionar a produtividade ao automatizar tarefas, a elevar o rigor nas operações diárias e a implementar uma automação inteligente que melhora a eficiência operacional. A IA não apenas liberta os profissionais para tarefas de maior valor, mas estabelece também novos padrões de precisão, impulsionando a eficiência em todas as áreas do marketing.

2. Personalização Extrema – A Arte de Cativar Audiências

A personalização deixou de ser uma opção, mas sim uma exigência. Os consumidores anseiam por experiências feitas à medida. Os cursos cujos conteúdos programáticos priorizem estratégias com foco na personalização irão equipar os profissionais com as competências necessárias para criarem campanhas que estabeleçam relações mais profundas com públicos cada vez mais segmentados.

3. Vídeo como Ferramenta Central – Contar Histórias de Forma Impactante

O vídeo continua a dominar os conteúdos online. Profissionais de marketing devem aprofundar e aperfeiçoar as suas habilidades de storytelling visual. Formação ligada à produção de conteúdos para serem utilizados nas campanhas de marketing oferecem conhecimentos práticos para criar conteúdos mais envolventes e eficazes.

4. Omnicanalidade – A Experiência do Consumidor sem Barreiras

O marketing não pode ser restrito ou exclusivo a um único canal. A omnicanalidade é a regra e os profissionais precisam compreender de que forma devem integrar eficazmente campanhas em diversos pontos de contato, sejam eles online ou offline. A procura por formações que abordem esta temática são essências para o domínio desta complexidade estratégica.

5. Sustentabilidade no Centro – Marcas com Propósito

Em 2024, as marcas com propósito e responsabilidade ambiental continuarão a ter destaque. Torna-se assim fundamental que os profissionais saibam como alinhar as suas estratégias de marketing com preocupações sociais e ambientais.

Enfrentar as tendências em constante evolução no mundo da comunicação e marketing requer um compromisso contínuo com a aprendizagem e a actualização de competências. A escolha de ofertas formativas que proporcionem uma sólida base é fundamental para que os profissionais consigam enfrentar essas tendências e destacar-se em 2024.

Prepararmo-nos para o futuro não é apenas uma opção; é uma necessidade!

Ao investir em formação, estamos a investir no sucesso sustentável do marketing moderno.

Artigo de Opinião em: Marketeer | Texto de: Gabriel Augusto