fbpx

#FLAGvox | “As sugestões de Natal de Gabriel Augusto, Diretor da FLAG”

Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de Gabriel Augusto, diretor da FLAG, estabelecimento de ensino especializado em design, criatividade e comunicação.

3 campanhas natalícias

À semelhança de outros inquiridos, também considera que vale sempre a pena (re)ver as campanhas de Natal da John Lewis. A de 2015, “Man on the moon”, ficou-lhe na memória. “Se tiver de destacar uma, essa é, sem dúvida, uma das minhas preferidas. Mensagem simples, ótimo craft e emocionalmente marcante”, elogia.

As campanhas natalícias da Sainsburys também seduzem o dirigente. “São sempre uma referência nesta altura do ano”, justifica. “Uma das minhas preferidas é a de 2014, que faria todo o sentido na atualidade tendo em conta os acontecimentos mundiais a que temos assistido”, refere em relação a “1914”.

Das campanhas que já viu este ano, “Fuzzy feelings” da Apple é uma das que mais o marcou. “Merece, com certeza, a minha recomendação. Sempre tive um fraquinho por stop motion e este é um exemplo fantástico de conjugação de live action e stop motion, com uma mensagem simples e muito adequado à época natalícia”, considera.

3 podcasts

The Diary Of A CEO de Steven Bartlett. “É uma das minhas recomendações porque conta sempre com convidados que partilham experiências de vida muito diferenciadas e históricas que marcam. Já me deu a conhecer várias personalidades cujo interesse me levou a pesquisar para saber mais sobre as suas experiências e pontos de vista”, confidencia.

HBR IdeaCast é outra das escolhas. “É um podcast com episódios curtos e diretos, que não perco semanalmente. Aborda diversas temáticas dentro dos territórios da gestão, com a chancela da Harvard Business Review”, esclarece Gabriel Augusto.

Extremamente Desagradável de Joana Marques. “É sempre uma boa escolha para um momento de descontração e boa disposição, especialmente para quem valoriza o tipo de humor que está sempre a um passo de se tornar extremamente desagradável”, elogia.

3 livros

“Who moved my cheese” de Spencer Johnson (Ebury Publishing). “Foi um livro que me foi oferecido há uns 20 anos, numa fase de várias alterações profundas na minha vida pessoal e profissional. Coloca em perspetiva a forma como lidamos com a mudança, de uma forma muito light e de fácil consumo”, afirma. Também está disponível em português, com o título “Quem mexeu no meu queijo” (Gestão Plus).

“Blue ocean strategy” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (Harvard Business School Publishing). “É outro livro que já tem algum tempo e que se mantém relevante na minha opinião. Particularmente numa altura em que o mercado evolui tão rapidamente, a capacidade de identificar mercados inexplorados é fundamental para qualquer negócio”, defende. A versão portuguesa, “A estratégia do oceano azul” (Editora Campus), foi publicada em 2005.

“Win every argument – The art of debating, persuading and public speaking” de Mehdi Hasan (Henry Holt & Company). “É a minha terceira recomendação de leitura. Uma obra recente, de 2023, que li em outubro e que tenho sugerido a muitas pessoas. Recheado de truques e técnicas, é um manual prático para quem quer melhorar as suas competências de comunicação”, elucida.

1 presente que gostaria de receber este Natal

“Qualquer experiência diferente e/ou marcante” é o que mais agradaria a Gabriel Augusto. “Tenho vindo a valorizar cada vez mais a oportunidade de vivenciar novas experiências, seja em que formato for. Pode ser um jantar diferente, uma atividade que nunca tenha feito, uma viagem, um concerto e por aí fora… Como não sou muito de guardar prendas para o Natal, se conseguisse especificar uma nesta resposta, é provável que já a tivesse adquirido para mim”, assume.

 

Entrevista em: Meios & Publicidade