fbpx

#FLAGvox | “Design Thinking: o curso que ajuda a encontrar soluções para resolver problemas e desafios complexos das empresas”

O curso de Design Thinking da FLAG ajuda todos os que têm interesse na formação a ficarem aptos para as entrevistas de emprego.

O curso de Design Thinking da FLAG ajuda todos os que têm interesse na formação a ficarem aptos para as entrevistas de emprego.

Inovação, criatividade, pensamento estratégico e foco na solução, são as competências que constam em muitas ofertas de emprego da atualidade e a FLAG ajuda a potenciar estas mesmas competências através do Curso Especializado de Design Thinking.

Glauco Madeira, Formador da FLAG, esteve à conversa com o Jornal Açores 9 e respondeu a algumas questões sobre este curso especializado.

Design Thinking, como é que surge este curso na FLAG?

O curso na área de Design Thinking surge de uma oportunidade que identificámos no mercado. O Design Thinking, historicamente, é um approach de inovação baseado no ser humano. Mas existia um espaço para outros elementos de inovação, como a criação de modelos de negócio, a inovação corporativa, ou a aplicação das lentes da sustentabilidade.

Conheci o Gabriel, diretor da FLAG, em 2018, e propus um curso de Inovação em Modelos de Negócios, mas ele percebeu um quadro maior. A pandemia adiou um pouco os planos e em 2021, eu, o Gabriel e o meu sócio, Marcelo Penteado, voltamos com a ideia de criar o Fast-Track MBA em Business Design & Innovation.

Quais as suas particularidades?

O curso Fast-Track MBA em Business Design & Innovation é um curso com um caráter extremamente prático e completo do ponto de vista da inovação. Foi pensado para ser ministrado 100% online, com a utilização das melhores plataformas colaborativas digitais, algo fundamental no contexto em que vivemos. Os formadores são profissionais experientes do mercado e trabalham com inovação nas principais empresas com atuação em Portugal.

Qual o objetivo principal deste curso Fast-track MBA?

O curso Fast-Track MBA em Business Design & Innovation tem como objectivo fornecer um conjunto de conhecimentos e ferramentas para os profissionais que atuam ou querem atuar na linha de frente da inovação, seja dentro de uma grande organização ou com suas próprias empresas/projetos.

Os alunos que queiram inscrever-se e saber mais sobre o Design Thinking passam a dominar a metodologia do mesmo, através de uma lógica prática que irá abordar as diversas fases do processo. O que é que essa metodologia irá promover a estes participantes?

A metodologia inerente ao processo de Design Thinking possibilita aos formandos entenderem muito bem o comportamento das pessoas para criar inovação com base nesse conhecimento, seja para a criação de produtos e serviços, para o (re)desenho de processos e experiências, ou até para a criação de novos mercados com o desenvolvimento de modelos de negócio. Tudo isso com o que há de mais actual no mundo do Design Thinking, que não pára de se desenvolver, e agora segue fortes tendências de aplicação na Sustentabilidade e dentro das empresas, para os colaboradores. São conhecimentos fundamentais para quem quer continuar relevante num mundo de constantes (e drásticas) transformações.

Entrevista em: Jornal Açores 9. | Autor Carolina Sá Pereira.