fbpx

Formadores FLAG, o que dizem… “Saber que os formandos atingem lugares de relevo no mundo digital é muito gratificante”

A lecionar formação na FLAG Porto há 4 anos, o formador e coordenador da Academia de Marketing Digital João Bem partilha a sua vivência como profissional experiente no ramo do Marketing Digital.

 

De que forma iniciaste a tua atividade no mundo da formação, e como chegaste à FLAG?
JB: A formadora Vera Maia é a responsável pelo meu ingresso na FLAG. Primeiro como formador na Academia de Marketing Digital, e depois com o convite para coordenar essa mesma Academia no Porto.

 

Como é dar formação na FLAG?
JB: 
Dar formação na FLAG é muito aliciante. Primeiro obriga-me a estar constantemente atualizado, depois permite que me mantenha em contacto próximo com muitos colegas da área que também dão formação na FLAG. Por último, o contacto com os alunos é incrível – ver o crescimento dos mesmos e neste momento já ter conhecimento de alguns que atingiram lugares de relevo no mundo digital é muito gratificante.

 

Além de dar formação, quais são as tuas ocupações profissionais?
JB: 
Mantenho atividade como consultor em redes sociais e como dono de um espaço de comércio que “usa e abusa” dos meios digitais para a comunicação.

 

De que forma descobriste que esta era a tua vocação profissional?
JB: 
Cheguei ao Marketing Digital depois de uma necessidade de reconversão profissional. Era apenas mais um designer e sentia que o futuro era algo diferente e que não passava pelo CMYK 🙂

 

Qual o maior desafio que já enfrentaste durante uma ação de formação, e como foi superado?
JB: 
Tentar transformar uma turma de conhecidos num grupo unido capaz de se apoiar e suportar no futuro é sempre o maior desafio. O segundo desafio mais importante é desmistificar a ideia de que os social media têm botões mágicos.

 

Já alguma vez um formando se tornou teu colega de trabalho?
JB: 
Muitos são os ex-alunos que se tornaram colegas de trabalho, na FLAG e mesmo em agências de comunicação. É sempre um processo positivo pois partilhamos os mesmo valores.

 

Gostarias de deixar algum conselho a quem está a pensar enveredar ou otimizar a sua carreira em Marketing Digital?
JB: 
O Marketing Digital é uma área que continua a gerar muito emprego e as oportunidades são constantes. É  ideal para quem gosta de trabalhar em áreas plenas de actualidade. É uma área muito versátil. Os alunos tanto se podem tornar profissionais polivalentes, que tanto as empresas industriais gostam e precisam, como se podem tornar especialistas numa das muitas áreas ministradas.

 

João Bem
Formador de Redes Sociais e Web Design
https://pt.linkedin.com/in/joaobem/pt