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#FLAGvox | “Web Marketeer, para que serve aos dias de hoje?”

Somos cada vez mais seres digitais. Lidamos de forma sinergética com as ferramentas digitais que nos são disponibilizadas para nos facilitarem o dia-a-dia, solucionar problemas e proporcionar experiências e oportunidades.

Temos sempre o telemóvel ao alcance da mão, o relógio vibra a qualquer nova notificação e o computador é o nosso espaço de trabalho. Não aceitamos que nada demore mais do que o imediato. E somos seres de apetites, necessidades e vontades urgentes.

O Web Marketeer é um profissional que entende precisamente isso. Entende a sua audiência, as suas necessidades, as suas intenções e o momento oportuno para lhe apresentar uma solução. Percebe que esta sinergia das pessoas com a tecnologia, pode ser uma oportunidade para construir mais uma experiência que sirva e dê resposta à necessidade do seu potencial cliente.

Um Web Marketeer ou Digital Marketing Specialist é responsável pela criação e desenvolvimento de experiências digitais através de múltiplas plataformas e canais. É um perfil que alia componentes técnicas a componentes estratégicas.

A utilização de tecnologia para a criação de experiências para os consumidores requer um perfil dinâmico, tecnológico, flexível e de uma elevada criatividade.

A tecnologia de marketing (Martech) disponível, cresce de forma exponencial todos os anos. Se em 2011 contávamos com cerca de 180 soluções tecnológicas disponíveis para esta indústria, em 2020 existiam cerca de 8000.

A complexidade da tecnologia aumenta e aumenta também a necessidade de desenvolvimento de competências específicas. Torna-se cada vez mais comum a especialização deste perfis numa tecnologia, num canal ou grupo de canais específicos. 

Em empresas ou projetos mais pequenos, o digital marketeer pode assumir um papel mais polivalente. Mas, idealmente, numa equipa de marketing digital é essencial garantir diversas áreas de competência como: Análise de Dados Comportamentais, Operacionalização de Campanhas, Otimização de Experiência, Gestão de Redes Sociais, Copywriting, Estratégia de Comunicação, SEM (SEO & SEA), entre outras…

Cada empresa terá as suas necessidades de acordo com a sua estratégia de marketing digital e o seu modelo de negócio.

Olhando hoje em dia para o mercado, é imperativo que as empresas se posicionem de forma acessível para os seus públicos-alvos. Se há alguns anos atrás a conveniência tinha resposta na proximidade física/geográfica, o digital veio reinventar o conceito de conveniência e de proximidade.

A tecnologia permite-nos perceber em detalhe e de forma global a interação e a experiência de cada elemento da nossa audiência.

A capacidade de sobrevivência de uma empresa está diretamente ligada à capacidade da mesma de entender o consumidor, adaptar-se a essas necessidades e à utilização da tecnologia para identificar e interagir em todos os momentos críticos da jornada. E é isso que um Web Marketeer ajuda a concretizar numa empresa.

Artigo de Opinião em: Briefing. | Texto de: Sofia Santos.