Obtenha as últimas notícias sobre a nossa resposta ao Covid-19 e as nossa políticas de cancelamento. Saiba mais

Zona II está de volta!

Estão abertas as candidaturas ao segundo ano das bolsas de estudo e programa de mentoria do Zona II.

Este ano os participantes devem responder a um desafio criativo: “É livre e queremos que te defina e caracterize. E como neste segundo ano contamos com a Sumol como parceiro, queremos que te inspires no universo da marca que é jovem, desafiador, livre e urbano para nos trazeres uma proposta à altura. O pretendido é que nos mostres quem és e libertes a tua criatividade seja através de um texto, desenho, outdoor, música, poema, instrumental, um anúncio ou ideia publicitária, uma ilustração, vídeo, filme, fotografia ou até um tiktok.”, indicam os mentores do projeto.

O programa  Zona II  X Sumol, com a co-organização do Clube Criativos, conta com o apoio da FLAG, através da oferta de bolsas de estudo inteiramente gratuitas, para alunos do ensino secundário e pessoas com o 12º ano de escolaridade que demonstrem o interesse e talento. Juntamente com as bolsas, o Zona II X Sumol, mantém o programa de mentorias, no qual reputados profissionais voluntários cedem o seu tempo para apoiar e orientar jovens sobre diferentes disciplinas da criatividade, design, publicidade e a comunicação comercial.

O Zona II é um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português criado em parceria com o Clube de Criativos de Portugal. No primeiro ano do projeto (2021), mostrou aos jovens da periferia de Lisboa o que é o seu mercado, o que é trabalhar em criatividade, em design e em publicidade, e com isso iniciaram um programa de mentoria e de bolsas de estudo junto das principais escolas de criatividade do país e conseguiu colocar doze jovens a estudar, e quatro estão atualmente colocados no mercado de trabalho.

Esta iniciativa, desenvolvida pelo Will de Carvalho (ex-formando FLAG) e a Maria Goucha em parceria com o Clube Criativos Portugal, visa aproximar e trazer novas visões, talentos, referências e insights oriundos das periferias e de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas.

BOLSAS 2022/2023

As candidaturas para as bolsas realizam-se através deste formulário na página Zona II no site do Clube, até 1 de junho de 2022.

Regulamento do concurso 

ELEGIBILIDADE

São elegíveis candidatos de todas as idades, com o 12º ano de escolaridade.

A candidatura a cada uma das bolsas é feita através de uma carta com uma breve apresentação pessoal e onde o candidato deve explicar a sua motivação para seguir a área escolhida e a razão pela qual merece a bolsa.

São elegíveis candidatos que respondam a todas as questões do questionário online e demonstrem ser os mais criativos na resposta ao briefing lançado.

Todas as cartas de apresentação e respostas criativas são analisadas por um júri composto por elementos da Zona II, CCP e escola à qual o aluno se candidata.

A partir de todas as candidaturas válidas, o júri escolhe uma shortlist para passar à fase seguinte. A entrevista é o fator final e decisivo para encontrar o vencedor e o concorrente deve apresentar aí o seu certificado de habilitações. 

A decisão do júri é final.