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A Revolução da Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades no Mundo do Marketing

Na era digital, a inteligência artificial (IA) desponta como um dos temas mais discutidos e relevantes para os profissionais de marketing em Portugal. Na #FLAGtalks de junho, com o tema “AI aplicada ao Marketing Digital”, vários especialistas destacaram a transformação que a tecnologia trouxe e a sua crescente influência no contexto atual. A inteligência artificial passou de um mero hype para uma realidade indispensável, trazendo consigo tanto benefícios quanto desafios. 

Marlene Gaspar, Diretora-Geral da LLYC Portugal, ressaltou a importância da IA, afirmando: “A inteligência artificial veio para facilitar a nossa vida, e o seu impacto é inevitável. Devemos tentar encará-la como um aliado, mas obviamente, não negligenciando os perigos que ela acaba por trazer (…) Também acho que o segredo é saber como fazer as perguntas para receber a informação que queremos”. Compreende-se assim, que a IA possui potencial para impulsionar novas funções e melhorar o trabalho dos profissionais, mas que também é preciso estar atento aos receios e medos relacionados com direitos autorais. 

Um dos aspetos cruciais abordados foi o impacto da crise económica no setor do marketing e como esta poderá influenciar a “receção” da IA. Marlene Gaspar destacou a importância do comportamento económico nesse contexto, e reforçou que, tendencialmente, a crise económica afeta diretamente o orçamento das empresas, levando-as a retraírem os seus investimentos. No entanto, Marlene Gaspar enfatizou que as marcas que investem em marketing e comunicação durante períodos de crise são as que obtêm maior retorno. 

Rita Tomé Duarte, Consultora de Marketing, Comunicação e Estratégia e Managing Partner da Yoomen, destacou o papel do ChatGPT como uma das principais tendências atuais: “O hype do momento é o ChatGPT. E que marca, com o seu lançamento a 30 de novembro de 2022, o início do terceiro verão da Inteligência Artificial”. Rita Tomé Duarte ressaltou a importância de compreender o que é a inteligência artificial na prática, afirmando: “É um modelo preditivo, estatístico, que faz correlações e que é cada vez mais importante porque permite ser bom naquilo, em que nós humanos, temos limitações, que é analisar quantidades infinitas de dados. O segredo está na sabedoria das perguntas que colocamos: o que é que eu quero resolver? O que é que eu quero responder? Que dados tenho e que dados é que eu preciso ter para a alimentar o algoritmo para obter uma resposta à pergunta que coloco?”. E alertou também para a importância de as empresas definirem qual o papel da IA no contexto empresarial: “Diz-se que os dados são o novo petróleo e que agora inteligência artificial é a nova eletricidade. As tecnologias são todas neutras. Mas quem as usa são os seres humanos e, portanto, podem usá-las para o bem e para o mal. Assim, a primeira coisa que uma empresa deve elaborar é o seu manual de ética da inteligência artificial corporativo e clarificar muito bem, onde é que quer chegar com a utilização da IA nas várias áreas”. 

“(…) o segredo está na sabedoria das perguntas que colocamos: o que é que eu quero resolver? O que é que eu quero responder? Que dados tenho e que dados é que eu preciso ter para a alimentar o algoritmo?”  

Rita Tomé Duarte, Consultora de Marketing, Comunicação e Estratégia e Managing Partner da Yoomen.

A discussão sobre o potencial da IA levou à reflexão sobre o seu papel no futuro do mercado de trabalho: a IA substituirá os profissionais? Mário Alcântara, Head of Digital da Innovagency, afirmou: “Quem nos vai substituir não é inteligência artificial, mas sim os profissionais que vão saber usar a inteligência artificial“. 

“Quem nos vai substituir não é inteligência artificial, mas sim os profissionais que vão saber usar a inteligência artificial.“

Mário Alcântara, Head of Digital da Innovagency. 

Apesar das vantagens da IA, Mário Alcântara também enfatizou a importância da criatividade humana: “Temos exemplos de estudos que medem emoções, e só nós humanos conseguimos utilizar uma linguagem com sentimento que um sistema não consegue. E isso vai exigir que os copywriters sejam realmente criativos para que dessa forma consigam fazer a diferença”. 

No entanto, é preciso ter em mente que a IA é uma ferramenta neutra, dependendo dos seres humanos para decidir como utilizá-la. Marlene Gaspar ressaltou que o impacto da IA ainda está em desenvolvimento: “Não sabemos qual é o impacto da inteligência artificial e se ela vai trazer realmente valor à criatividade. A esperança é que a IA seja utilizada de forma inteligente, valorizando o ser humano por detrás de cada clique”.

A revolução da inteligência artificial traz desafios e oportunidades para o mundo do marketing. A IA pode facilitar processos, fornecer insights valiosos e impulsionar a eficiência das agências. No entanto, é fundamental compreender as suas limitações e reconhecer que a criatividade humana e a capacidade de compreensão emocional continuam a ser importantes.  

“A Inteligência Artificial veio para facilitar a nossa vida e o seu impacto é inevitável.”

Marlene Gaspar, Diretora-Geral da LLYC Portugal. 

Vê ou revê a conversa completa da #FLAGtalks >> “AI aplicada ao Marketing Digital”