#FLAGvox | Num mar revolto, não basta saber nadar
Para algumas pessoas, a criatividade ainda é uma fonte inata de ideias, da qual apenas alguns têm acesso. Seria preciso nascer com o dom da inspiração para criar algo fora do comum. Por outro lado, para trabalhar com análise de dados, é esperado um perfil pragmático, alguém com raciocínio lógico, que goste de cálculos, grelhas e matemática.
Será mesmo? A verdade é que esses mundos aparentemente opostos estão cada vez mais próximos, encontrando o seu ponto de interseção no Marketing e na Comunicação.
Se, por um lado, a criatividade já não é considerada um dom e, sim, uma habilidade que pode ser adquirida e aperfeiçoada; do outro, a análise de dados é uma ferramenta, a qual todos também podemos aprender a usar. Em ambos os casos, quanto mais estudamos, mais sabemos. Quanto mais praticamos, melhor fazemos.
Não há dúvidas de que a capacidade de medir resultados e conhecer o consumidor através dos dados pode ser uma grande fonte de inspiração para publicitários e marketeers. Saber quantas pessoas clicaram, quantos entraram no site, quantos compraram, quantos acharam piada ou odiaram o que foi apresentado na comunicação da marca que trabalhamos é mesmo fascinante. Ouso dizer que é o melhor briefing que se pode receber sobre o comportamento do consumidor.
Então, todos vão ter de aprender sobre criatividade e dados? Não necessariamente. Mas num oceano onde a calmaria é pouca e as tempestades chegam de surpresa, que tipo de profissional pretende ser? O que estuda as rotas e prepara o seu trajeto ou aquele que se agarra ao que conhece como única boia de salvação?
Numa coisa os profissionais do futuro não serão diferentes dos do presente. Chega na frente e vai mais longe quem consegue unir informação e inovação, complementando um ao outro através da estratégia. A Inteligência Artificial pode dar-nos incontáveis respostas, mas os melhores insights ainda são humanos.
Não basta saber nadar, é preciso muito treino para saber de que lado vem o vento.
Este artigo de opinião faz parte do eBook FLAG “Criatividade em Perspetiva, que reúne, página a página, reflexões e ensaios profundamente enriquecedores de diversos profissionais sobre as multifacetadas dimensões da Criatividade.
Faz o download do eBook gratuito aqui.